O novo despertar para a cidadania

AUTORA
Professora Elaine Cristina Taques de Oliveira, 5º ano A

Os alunos, do 5° ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, município de Reserva Paraná, participaram do Projeto Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola, para que os alunos pudessem ter noções básicas de justiça e cidadania do Poder Judiciário. O programa busca garantir a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. Além disso, também busca contribuir para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores do conhecimento. No primeiro momento cada estudantes recebeu cartilhas didáticas sobre a Justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos. Em um segundo momento, juízes, promotores e advogados visitaram as escolas para promover palestras sobre os temas tratados nas cartilhas.

Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou os Fóruns das Comarcas e, com isso, vivenciaram na prática a experiência de estar no local onde ocorrem as audiências e demais atividades do Poder Judiciário.

Num dado momento os alunos tiveram a oportunidade de apresentar um Juri Simulado nas dependências do fórum, onde puseram em prática a execução de um Juri e puderam vivenciar o trabalho desses profissionais no seu dia-a-dia.

O projeto será encerrado com uma produção cultural dos alunos, os quais irão elaborar uma redação sobre os temas trabalhados.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas

Jornalismo em ação

Características do SUS em vídeo aula