Festejos juninos com a turma do 4° ano
AUTORA
Professora Maria Lúcia Betim, 4º ano
Iniciei o projeto dividindo a turma em grupos, cada um responsável por pesquisar e apresentar um aspecto diferente das festas juninas. Alguns grupos ficaram encarregados de estudar a história e a origem das festividades, enquanto outros se concentraram em pesquisar as danças típicas, como quadrilhas. Buscaram informações na internet e fazerem entrevistas com familiares e pessoas mais velhas da comunidade, a fim de obterem relatos pessoais sobre as festas juninas.
Professora Maria Lúcia Betim, 4º ano
Iniciei o projeto dividindo a turma em grupos, cada um responsável por pesquisar e apresentar um aspecto diferente das festas juninas. Alguns grupos ficaram encarregados de estudar a história e a origem das festividades, enquanto outros se concentraram em pesquisar as danças típicas, como quadrilhas. Buscaram informações na internet e fazerem entrevistas com familiares e pessoas mais velhas da comunidade, a fim de obterem relatos pessoais sobre as festas juninas.
Após as pesquisas, os grupos começaram a preparar suas apresentações. Eles criaram cartazes, montaram murais e prepararam pequenas encenações para compartilhar com a turma. Para a culminância do projeto, a turma participou da festa junina na escola, onde participaram ativamente das festividades. Dançaram quadrilha e se divertiram com as brincadeiras, se deliciaram com pratos típicos. Foi uma tarde muito animada e cheia de aprendizado, onde todos puderam vivenciar de perto as tradições juninas.
Ao final do projeto, os alunos fizeram uma reflexão sobre tudo o que aprenderam e como as festas juninas são importantes para a cultura brasileira.
Comentários
Postar um comentário