Conteúdos: Microrganismos (microscopia) / Produção textual, registro formal e informal.
AUTORA
Professora Valkiria Boroszek, 4º ano A
Componente curricular: Ciências e Língua Portuguesa.
No dia 22 de junho durante a aula de ciências e língua portuguesa, os alunos participaram de uma aula prática exploratória. A professora levou um microscópio digital, para que os alunos de uma maneira divertida compreendessem o que são microrganismo e macrorganismos. Ao nosso redor existem infinitas vidas microscópicas e macroscópicas, e para as crianças a observação ampliada destes seres é uma diversão, e aguça a curiosidade e fascinação.
Eles foram divididos em grupos, cada grupo deveria trazer até a sala de aula três seres para observação no microscópio digital. Eles foram fazendo fotos de captura de tela em tempo real no notebook onde o microscópio estava conectado, e para eles foi uma festa, poder ampliar e observar bem de pertinho, seres tão pequenos.
Após cada grupo fazer as análises e fotos microscópicas, eles realizaram um registro destes dados em forma de um diário de aula, e posteriormente partimos para o mundo da imaginação, com uma produção textual prática e oral, com a confecção em massinha de modelar de um mundo secreto. Neste mundo secreto deveria conter: Cenário, personagens e muita criatividade para a explanação oral para os demais grupos.
Essa interdisciplinaridade foi muito positiva, eles experimentaram o gostinho de ser cientistas que exploram o mundo macroscópico e a partir disso realizam seus registros de dados e formulam hipóteses.
A aula de hoje, bem atípica, ficará para sempre em suas memórias, principalmente o book de fotos do senhor caracol, que foi o sucesso da observação no microscópio.
Professora Valkiria Boroszek, 4º ano A
Componente curricular: Ciências e Língua Portuguesa.
No dia 22 de junho durante a aula de ciências e língua portuguesa, os alunos participaram de uma aula prática exploratória. A professora levou um microscópio digital, para que os alunos de uma maneira divertida compreendessem o que são microrganismo e macrorganismos. Ao nosso redor existem infinitas vidas microscópicas e macroscópicas, e para as crianças a observação ampliada destes seres é uma diversão, e aguça a curiosidade e fascinação.
Eles foram divididos em grupos, cada grupo deveria trazer até a sala de aula três seres para observação no microscópio digital. Eles foram fazendo fotos de captura de tela em tempo real no notebook onde o microscópio estava conectado, e para eles foi uma festa, poder ampliar e observar bem de pertinho, seres tão pequenos.
Após cada grupo fazer as análises e fotos microscópicas, eles realizaram um registro destes dados em forma de um diário de aula, e posteriormente partimos para o mundo da imaginação, com uma produção textual prática e oral, com a confecção em massinha de modelar de um mundo secreto. Neste mundo secreto deveria conter: Cenário, personagens e muita criatividade para a explanação oral para os demais grupos.
Essa interdisciplinaridade foi muito positiva, eles experimentaram o gostinho de ser cientistas que exploram o mundo macroscópico e a partir disso realizam seus registros de dados e formulam hipóteses.
A aula de hoje, bem atípica, ficará para sempre em suas memórias, principalmente o book de fotos do senhor caracol, que foi o sucesso da observação no microscópio.
Comentários
Postar um comentário