Metodologias Ativas de Ensino/ Língua Portuguesa/ Estratégias de leitura

AUTORA
Professora Valkiria Boroszek, 4º ano A

Cada vez mais o processo de ensino aprendizagem é desafiado para as novas práticas metodológicas em sala de aula. Observa-se a importância da compreensão “desta nova maneira de apreender das crianças, qual não pode ser embasada apenas em memorização, os alunos precisam compreenderem a função em seu cotidiano do aprendizado, e com isso cada vez mais precisamos recorrer as novas metodologias de ensino. Em sala, aos poucos já estou inserindo algumas metodologias ativas de ensino, pois quando estes alunos ingressarem no ensino fundamental II já conheçam algumas destas metodologias, quais são utilizadas periodicamente a partir do 6° ano.

Em uma aula de língua portuguesa, aproveitando o tema do dia das mães que foi recente, e visando instigar o interesse pela leitura, desenvolvi a metodologia ativa : Rotação por estação. Cada estação continha uma atividade diferenciada concreta, que deveria ser executada em 5 minutos, e também um texto de leitura a curiosidade de uma mamãe do reino animal, porém não contava de qual mãe era. O objetivo era que todos passassem por todas as estações e descobrissem de qual mamãe cada estação era, e ao mesmo tempo, as tarefas das atividades diferenciadas deveriam ter sido concluídas em todas as estações.

O resultado após está metodologia ativa foi sensacional, além de se sentirem desafiados em cada estação pelas tarefas que tinham que cumprir e pelo tempo que deviam ser executadas, já que as tarefas eram surpresas em cada uma delas, também desenvolveram suas habilidades socioemocionais trabalhando em grupo.

Não há dúvidas que cada uma destas mamães animais ficará gravada para sempre na memória de cada aluno.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas

Jornalismo em ação

Células