Dia dos Povos Indígenas
AUTORA
Coordenadora pedagógica Simone Vieira dos Santos, 4º ano B e 5º ano B
As professoras Marinéia Domareski do 5° ano e Maria Lúcia Betim do 4° ano, desenvolveram de forma multisseriada um projeto sobre o Dia dos Povos Indígenas, com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura deles no Brasil, levar os alunos a refletirem sobre a importância da preservação da história e dos costumes dos povos indígenas, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos e estimular a criatividade e a expressão cultural.
Ambas trabalharam a interpretação e atividades com os alunos sobre a história dos povos indígenas no Brasil, destacando suas principais características, costumes, tradições e a importância da preservação de suas culturas. Montaram uma exposição com objetos e alimentos da cultura indígena e apresentaram o trabalho aos demais alunos da escola, inclusive com degustação de um alimento típico - a paçoca.
AUTORA
Professora Marinéia Domareski, 5º ano B
TEMA: Povos Indígenas
A aula sobre o Dia dos Povos Indígenas no 5º ano do Ensino Fundamental teve como objetivo introduzir os alunos à cultura, história e tradições dos povos indígenas do Brasil. A aula foi dividida em várias atividades que ajudaram os mesmos a entenderem melhor a importância desse dia e a valorizá-lo.
Em sala de aula foi apresentado a data comemorativa do Dia dos Povos Indígenas e explicando sua origem e significado. Em seguida, foram mostrados alguns mapas e fotos que ilustravam a diversidade dos povos indígenas no Brasil. Enfatizando que existem mais de 300 etnias indígenas no país, cada uma com sua cultura e tradições únicas. Os estudantes pesquisaram sobre a história, cultura e tradições indígenas e prepararam uma apresentação para toda a escola. Durante as apresentações, os alunos puderam compartilhar o que aprenderam com os demais. Também tiveram a oportunidade de experimentar um alimento típico dos povos indígenas a paçoca.
Em resumo, a aula sobre o Dia dos Povos Indígenas no 5º ano do Ensino Fundamental foi uma oportunidade para os alunos se aprofundarem na história, cultura e tradições dos povos indígenas do Brasil. Através de atividades práticas e reflexões, eles puderam aprender sobre a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural do país.
AUTORA
Professora Maria Lúcia Betim, 4º ano B
TEMA: DIA DOS POVOS INDÍGENAS
Durante a semana na turma do 4° ano B foi intensificada a leitura da história dos povos indígenas no Brasil destacando a sua importância, diversidade de etnias, línguas, principais costumes, tradições e a preservação de suas culturas. Assim os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento fazendo a contextualização por meio de diversas atividades.
As atividades propostas tiveram como objetivo resgatar o interesse dos alunos ensinando-os a valorizar a causa indígena, pois nós, como sociedade, temos muito a aprender com a diversidade e a riqueza de conhecimentos dos povos originários do Brasil.
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contado com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando a valorização e preservação.
Coordenadora pedagógica Simone Vieira dos Santos, 4º ano B e 5º ano B
As professoras Marinéia Domareski do 5° ano e Maria Lúcia Betim do 4° ano, desenvolveram de forma multisseriada um projeto sobre o Dia dos Povos Indígenas, com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura deles no Brasil, levar os alunos a refletirem sobre a importância da preservação da história e dos costumes dos povos indígenas, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos e estimular a criatividade e a expressão cultural.
Ambas trabalharam a interpretação e atividades com os alunos sobre a história dos povos indígenas no Brasil, destacando suas principais características, costumes, tradições e a importância da preservação de suas culturas. Montaram uma exposição com objetos e alimentos da cultura indígena e apresentaram o trabalho aos demais alunos da escola, inclusive com degustação de um alimento típico - a paçoca.
AUTORA
Professora Marinéia Domareski, 5º ano B
TEMA: Povos Indígenas
A aula sobre o Dia dos Povos Indígenas no 5º ano do Ensino Fundamental teve como objetivo introduzir os alunos à cultura, história e tradições dos povos indígenas do Brasil. A aula foi dividida em várias atividades que ajudaram os mesmos a entenderem melhor a importância desse dia e a valorizá-lo.
Em sala de aula foi apresentado a data comemorativa do Dia dos Povos Indígenas e explicando sua origem e significado. Em seguida, foram mostrados alguns mapas e fotos que ilustravam a diversidade dos povos indígenas no Brasil. Enfatizando que existem mais de 300 etnias indígenas no país, cada uma com sua cultura e tradições únicas. Os estudantes pesquisaram sobre a história, cultura e tradições indígenas e prepararam uma apresentação para toda a escola. Durante as apresentações, os alunos puderam compartilhar o que aprenderam com os demais. Também tiveram a oportunidade de experimentar um alimento típico dos povos indígenas a paçoca.
Em resumo, a aula sobre o Dia dos Povos Indígenas no 5º ano do Ensino Fundamental foi uma oportunidade para os alunos se aprofundarem na história, cultura e tradições dos povos indígenas do Brasil. Através de atividades práticas e reflexões, eles puderam aprender sobre a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural do país.
AUTORA
Professora Maria Lúcia Betim, 4º ano B
TEMA: DIA DOS POVOS INDÍGENAS
Durante a semana na turma do 4° ano B foi intensificada a leitura da história dos povos indígenas no Brasil destacando a sua importância, diversidade de etnias, línguas, principais costumes, tradições e a preservação de suas culturas. Assim os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento fazendo a contextualização por meio de diversas atividades.
As atividades propostas tiveram como objetivo resgatar o interesse dos alunos ensinando-os a valorizar a causa indígena, pois nós, como sociedade, temos muito a aprender com a diversidade e a riqueza de conhecimentos dos povos originários do Brasil.
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contado com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando a valorização e preservação.
Comentários
Postar um comentário