Boletim da Saúde para estudo sobre a DENGUE

AUTORA
Coordenadora pedagógica Simone Vieira dos Santos, 5º ano A

Acompanhando o trabalho desenvolvido na turma do 5° ano, da Escola Evangelina, observei a orientação feita aos alunos sobre a dengue, onde foi explicado durante o desenvolvimento dessas atividades de confecção de cartazes que a dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se a febre, dores no corpo e manchas vermelhas. E que, infelizmente, leva várias pessoas à morte todos os anos em nosso país e é considerada uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil.

O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, “cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele”."

Foi explicado também aos alunos que a dengue não é transmitida por meio do contato com pessoa doente, nem por meio de água ou alimentos contaminados e que a fêmea do mosquito necessita de sangue para conseguir produzir seus ovos, portanto, é ela a responsável por picar os seres humanos. Para transmitir o vírus, o Aedes aegypti deve alimentar-se do sangue de uma pessoa doente. Após se alimentar desse sangue, o vírus, depois de alguns dias, invade a glândula salivar do mosquito e o torna infectante de maneira permanente. Quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa, o vírus é transmitido por meio da saliva. Foi orientado os alunos que o mosquito transmissor da dengue apresenta hábito diurno, sendo encontrado com frequência em ambientes urbanos e dentro dos domicílios, e pedido para eles que ajudem a acabar com os focos da dengue, juntando os lixos em torno das casas, como garrafas, tampas de garrafas, pneus, enfim, o que puder ser criadouro do mosquito, pois ele necessita de água parada para sua reprodução.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas

Características do SUS em vídeo aula

Jornalismo em ação