Resgatando Memórias de Reserva: Coronel Rogerio Morosine Borba

AUTORA
Professoras Andriele Mateus Krupek, 5º ano B

PARTICIPAÇÃO
Marineia Domareski, 5º ano B

No ano em que Reserva comemorou seu centenário (2021), eu Andriele juntamente com a professora Marineia conversávamos durante o intervalo sobre a falta de informações a respeito da história do nosso município, principalmente referente a um nome tão comentado na cidade: Coronel Rogério Morosine Borba.

Notando a importância de um resgate histórico desenvolvemos o projeto com a turma do 5º ano. Durante o desenvolvimento do projeto contamos sempre com o apoio da Direção da escola, Secretaria de Educação e Cultura do município e também do prefeito.

As pesquisas iniciaram-se na localidade de Corujas, local onde o Coronel possuía suas terras e também local escolhido por ele mesmo para ser sepultado, ao pé de uma palmeira. No referido bairro foi entrevistado o morador mais antigo que nos forneceu as primeiras informações para enriquecer nosso projeto. Realizamos também uma visita ao município de Tibagi, de onde Reserva foi desmembrada na época, buscando informações no cartório, paróquia, prefeitura e biblioteca local onde descobrimos o rosto do nosso personagem através de uma foto que dias depois foi cedida também pelo seu bisneto. Para enriquecer ainda mais nosso projeto entrevistamos por telefone uma neta do Coronel, moradora do município de Telêmaco Borba e também um dos mais antigos moradores do município.

Por fim, com as informações coletadas realizamos uma explanação do conteúdo com os alunos e também uma aula passeio com os mesmos para conhecer o pitoresco local de sepultura do Coronel. Aliamos o conhecimento e a diversão, pois podemos propiciar um dia atípico à rotina dos nossos alunos, onde era visto a alegria no rostinho de cada um pelo simples fato de andar de ônibus e vislumbrar áreas diferentes da realidade onde estão inseridos e ainda mostrar a importância do conhecimento da nossa história. Em sala de aula o tema despertou bastante curiosidade nos alunos, instigando-os a querer saber mais sobre a história do nosso município. Entre as atividades realizadas tivemos roda de conversa, caixinha de perguntas e respostas sobre o tema, os alunos puderam conhecer um pouco da trajetóriadesse personagem tão marcante e ainda levar esse conhecimento para casa, compartilhando o que aprenderam com seus familiares.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas

Jornalismo em ação

Células